sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O amor do Pequeno Príncipe

Comprei um livro hj. "O amor do Pequeno Príncipe - Cartas a uma desconhecida".
Sou apaixonada pelo Pequeno Príncipe. Já li umas 5 vezes e, cada vez que leio, vejo algo novo e que cabe, perfeitamente, na fase que estou vivendo naquele momento.
A última vez que li foi no meu último ano de faculdade de Direito, e me lembro, que quando um professor viu que eu estava lendo "O Pequeno Príncipe", ele disse: Todas as pessoas deveriam ler este livro, mais de uma vez, desde bem pequenas, até envelhecerem.
Concordo, plenamente, com ele e, é isso que eu procuro fazer.
Quando eu era bem pequena, minha mãe falava que meu pai havia mandado um cartão a ela, com uma famosa frase do livro - "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". Eles estão casados há 37 anos...
Então, quando estava na livraria, a atendente me disse que, "O Pequeno Príncipe" é o livro que mais se vende, não importa a época do ano, ele é vendido o ano todo, por todos os tipos de pessoas. Realmente, todo mundo deveria ler este livro, tão simples e tão complexo, tão singelo, tão filosófico. Lindo, lindo, lindo!!
Cheguei em casa e fui ler o meu livro. Um livro de poucas páginas, mas de muitos significados. De uma delicadeza e um encantamento sem fim. Não poderia ser diferente, Antoine De Saint-Exupéry é assim, tudo que se lê, vindo dele, parece mágica.

"Os contos de fadas são assim.
Uma manhã, a gente acorda
E diz: 'Era só um conto de fadas...'
E a gente ri de si mesma.
Mas, no fundo, não estamos sorrindo.
Sabemos muito bem que os contos de fadas
são a única verdade da vida."

Precisa dizer mais nada, né?
As passagens que mais me fizeram refletir foram esta, dos contos de fadas (eu vivo num eterno conto de fadas, não é a toa que meu apelido é Snow White), esta que vou transcrever aqui.

"Não gosto da estação interior que substituiu minha primavera: uma mistura de decepção, de secura e de rancor. Mergulho num tempo vazio onde não tenho mais motivo para sonhar. O mais triste num sofrimento é se perguntar : "Vale a pena?"
Vale a pena todo esse sofrimento por quem nem mesmo pensa em avisar? Certamente não. Então nem sofrimento se tem mais, e isto é ainda mais triste.
Não há Pequeno Príncipe hoje, nem haverá nunca mais. O Pequeno Príncipe morreu. Ou então tornou-se cético. Um Pequeno Príncipe cético não é mais um Pequeno Príncipe. Fiquei magoado com você por tê-lo destruído."

E para finalizar:

"Claro que a menor primavera enfraqueceria minhas decisões - mas azar se não há mais primavera."

E ele tudo perdoa!!

E por falar em primavera, me lembrei de um poema de Pablo Neruda que gosto mto:

"Quero apenas cinco coisas.
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
A quinta coisa são teus olhos
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser... sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues me olhando."

Bjinhos,
Bia Flor

10 comentários:

  1. Bonitooo, quero depois ler ^^

    ResponderExcluir
  2. Lindo demais! Depois te empresto, sis!!

    ResponderExcluir
  3. Bia,

    Dei uma fuçada em todos teus posts e te digo:

    Interessante, voce! Deve ser ótima compania.

    Sou Touro também: 3 de maio.

    Abc

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita! Fique a vontade!!
    Taurinos são sempre os melhores!!
    Obrigada tb pelo elogio!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. De nada, Bia!

    Mas o elogio ainda nao foi feito, eu diss "deve".

    Legal voce gostar de corridas, e coincidencia termos os dois feito Direito.

    Clicando no meu nome voce ve meu perfil, ali esta meu e-mail. Se te der vontade, me escreve...

    Abraco

    ResponderExcluir
  6. Fiz menção ao interessante!!
    Rsrs
    Abraços!!
    Escreverei depois.

    ResponderExcluir
  7. Então acertou, e agora achei interessantíssima!

    Estou esperando,

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. olá moça

    parabéns pelo blog

    te add entre os meus favoritos..

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Continuo esperando... ainda cheio de interesse pela interessantissima.

    Outro abraco. E mais outro.

    ResponderExcluir