segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O Lápis

Eu ganhei um lápis! Um lápis que parece apenas um simples lápis, mas, esse lápis vale mais que qualquer jóia mais cara do mundo. Qualquer anel cravejado de diamantes, qualquer pulseira de esmeraldas, qualquer obra de arte de um artista famoso. Isso porque é o MEU LÁPIS!!!
Quando a gente era criança e chegava a lista da escola pra comprar os materiais, nascia uma euforia enorme. Aquela bagunça toda: cadernos novos, livros novos, borracha colorida e perfumada, lápis de cor, gizão de cera, massinha, plástico pra encapar os cadernos...uma festa só.
Quando se chegava na escola, era aquela exibição danada. Rolava até umas desavenças de quem tinha o material mais bonito.
Cuidava da letra, caprichava o máximo, tudo lindo, colorido, novo. Cheiro de caderno novo era tão bom!!
Só que isso durava só o primeiro mês, junto com a promessa de que “esse ano eu vou estudar mesmo”!!
Aí, o tempo passa, o caderno vira uma zona, a borracha já tá toda mordida, os lápis já não são tão grandes porque, haja apontador, as canetinhas já estão sem tintas, os gizões já estão quebrados e a promessa, nem se fala, já era, caiu no esquecimento.
Época boa mesmo era só a de comprar tudo de novo!!
Mas o tempo passa e, nem caderno a gente tem mais, quando tem, esquece em casa. O xerox do caderno do CDF é bem melhor que o nosso, fora o Mp3 (4,5,6,7...1000), aí já era caderno mesmo. Só digitar matéria, enviar para o e-mail dos mais legais e ponto final. Lápis?? Pra que lápis??
Mas eu ganhei um lápis! O lápis mais lindo do mundo porque eu não estava esperando a lista de material pra comprar e muito menos, estava pensando em escrever. Mas ele é O MEU LÁPIS!!
Um lápis com tanto significado, um lápis tão singelo, um lápis que me remete a uma situação tão boa, de tanta paz e que me faz lembrar de pessoas queridas, a que me deu o lápis e uma que Papai do Céu já levou, meu tio Pedro.
Certamente, eu vou mostrar esse lápis para os meus netos e contar, sorrindo, a circunstância que me fez ganhá-lo.
Contar que existem pessoas que prestam atenção em cada palavra nossa, em cada atitude e que por mais simples e despercebida que ela seja, essa atitude pode se transformar numa das coisas mais especiais que acontecem na nossa vida.
Ainda existem pessoas que nos surpreendem de uma maneira tão inusitada, que faz a gente carregar essa emoção para o resto dos nossos dias.
O MEU LÁPIS!!!!

Escrito em Abril/2009

2 comentários: